Uma reflexão sobre pós 02 de Abril
- joicemeneghettimen
- 14 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jan. de 2024
Fico realmente impressionada com a movimentação que acontece em nossa sociedade e nas redes sociais sobre o dia 02 de Abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
É tanto assunto, tanto apoio, tantas manifestações que chega a me emocionar, se isso tudo não fosse tão passageiro! E o quanto parece que deixamos de existir no dia seguinte.
Hoje, atendendo famílias de diversos cantos do Brasil em busca de apoio e orientação, percebo o quanto isso é pequeno. E sabe por que digo isso, por vários motivos: depois do diagnóstico que já é um momento extremamente delicado para a família, se inicia um trabalho árduo e cansativo por busca de direitos negligenciados. Aqui em Londrina, as ruas foram pintadas, tivemos palestras, os políticos que ‘apoiam” a causa saíram de seus gabinetes e foi lindo! E pelo que acompanhei foi assim em vários lugares no Brasil.
Na minha percepção, após tudo isso, é que voltamos para uma realidade onde crianças com laudo e diagnóstico estão sem vagas e sem de professores de apoio em sala de aula, os professores de apoio que estão em atuação, muitas vezes nem sabem qual é o seu verdadeiro papel, creches que pedem para retirar os filhos da escola por acreditar que ali não é o lugar ideal para aquela criança, rede pública sem vagas para atender as crianças e entre tantas outras demandas não atendidas, ainda tem a falta de apoio para as mães em sobrecarga.
Vocês sabem quais são os índices de depressão, ansiedade e até suicídio entre essa comunidade? Acreditem é assustador!
Mas por onde começar a mudar tudo isso? Esse é tema para o próximo texto!
Obrigada por ler até aqui!
Um grande abraço, que Deus nos fortaleça sempre em nossa jornada!
Joice

Comments